NANO TECNOLOGIA EM ADESIVOS
O cálice sagrado de todos os pesquisadores que trabalham com adesivos estão nos pés das lagartixas. Sua quase misteriosa capacidade de andar pelas paredes e pelo teto sempre chamaram a atenção dos cientistas. Uma cola assim valeria milhões no mercado (veja Lagartixas são a chave para melhores adesivos).
Setae sintética imita a setae encontrada nos dedos de um gecko e a pesquisa científica nesta área é orientada para o desenvolvimento de adesivos secos . Os geckos não têm dificuldade em dominar paredes verticais e aparentemente são capazes de aderir a praticamente qualquer superfície. Os pés de 5 dedos de um gecko são cobertos com cabelos elásticos chamados setae e o final destes cabelos são divididos em estruturas em nanoescala chamadas espátulas (por causa de sua semelhança com espátulas reais). A abundância e a proximidade da superfície dessas espátulas tornam suficiente para as forças de van der Waals sozinhas para fornecer a força adesiva necessária. [2] Após a descoberta do mecanismo de adesão do gecko em 2002, que se baseia nas forças de van der Waals, os adesivos biomiméticos tornaram-se o tema de um grande esforço de pesquisa. Esses desenvolvimentos estão preparados para produzir famílias de materiais adesivos novos com propriedades superiores que provavelmente encontrarão usos em indústrias que vão desde defesa e nanotecnologia até saúde e esporte.
https://translate.googleusercontent.com/translate_c?depth=1&hl=pt-BR&prev=search&rurl=translate.google.com.br&sl=en&sp=nmt4&u=https://en.wikipedia.org/wiki/Gecko_tape&usg=ALkJrhiY5fuuclGLBwRtU40HAOv1j-OBZA
Comentários
Postar um comentário