General Electric T700

General Electric T700


O General Electric T700 e CT7 são uma família de turbo propulsores na classe 1.500-3,000 shp (1.100-2.200 kW).

Desenho  e desenvolvimento.

Em 1967, a General Electric começou a trabalhar em um novo demonstrador de turboshaft chamado "GE12" em resposta ao interesse do Exército dos EUA em um helicóptero de utilidade de próxima geração. [1]
O GE12 foi projetado e concebido pela Art Adamson e Art Adinolfi da GE. Em 1967, a GE e a Pratt & Whitney receberam contratos para trabalharem paralelamente uns aos outros para projetar, fabricar e testar a tecnologia. [1] O esforço do exército levou, na década de 1970, ao desenvolvimento do Sikorsky S-70 Black Hawk, alimentado por dois turbos de carbono GE "T700", descendente de produção da GE12. [1]

O T700 foi inicialmente testado em 1973, aprovou a qualificação militar em 1976 e entrou em produção em 1978. [2] O "T700-GE-700" inicial é um turboshaft de turbina livre não formado, com um compressor centrífugo axial de cinco estágios / fase centrífuga de um estágio, com estádios axiais "blisk" de uma peça, com as palhetas guia de entrada e primeiro dois estádios variáveis ​​variáveis; uma câmara de combustão anular com injeção central de combustível para melhorar a combustão e reduzir a fumaça; uma turbina de compressor de dois estágios; e uma turbina de potência livre de dois estágios com lâminas revestidas de ponta. O motor é projetado para alta confiabilidade, com um separador de partículas de entrada projetado para girar a sujeira, areia e poeira. O T700-GE-700 é avaliado em 1.622 shp (1.210 kW) de potência intermediária.

O T700-GE-700 foi seguido por variantes do motor do Exército melhoradas e aumentadas para os helicópteros UH-60 Black Hawk e AH-64 Apache, bem como as variantes do motor naval marinadas para o derivado Sea-Hawk SH-60 do Black Hawk, o SH-2G Seasprite e a Supercobra Bell AH-1W. Os T700s também são usados ​​em variantes italianas e comerciais do helicóptero AgustaWestland EH101 / AW101 e variantes italianas do helicóptero NHIndustries NH90. Estas são todas máquinas de dois motores, com exceção do EH101 de três motores.

A versão comercial do T700 é o "CT7", com o motor usado no Bell 214ST (uma versão ampliada do Huey), Black Hawks comercial e o derivado Sikorsky S-92 do Black Hawk, todos eles gêmeos - helicópteros de engenharia.

As variantes de turbopropulsor CT7 usam o mesmo núcleo que as variantes do turboshaft, com uma caixa de engrenagens da hélice instalada para a frente do núcleo. Os turbopropulsores CT7 são usados ​​em variantes do avião sueco Saab 340, o carregador indonésio-espanhol Airtech CN-235, e o avião tailandês L-610G, todas as aeronaves twin-turbo-propulsoras. A linha de base CT7-5A fornece 1.735 shp (1.294 kW) na decolagem.

No final da década de 1980, a GE também propôs um turbopropulador muito maior, o T407 / GLC38, com um compressor centrífugo axial de cinco estágios, de fase mista, com um combustor de combustão anular com 15 queimadores; uma turbina de compressor de dois estágios, uma turbina de potência de três estágios e uma potência de decolagem máxima de 6.000 shp (4.475 kW).

O motor YT706 é baseado no motor CT7-8A. Em comparação com o motor T700 primário do H-60, o T706 possui um compressor maior, melhorias na seção quente e controle de motor digital de autoridade total. [3] O T706 é avaliado em 2.600 shp (1.939 kW) e aumenta a capacidade de missão a quente e alta do MH-60M Black Hawk do Exército dos EUA para aplicações de Operações Especiais. [4]

Specifications (T700)[edit]


Especificações (T700) [editar]
Características gerais
Tipo: Turboshaft
Comprimento: 47 pol (1.200 mm) (série T700-GE-700/701); 48,2 pol. (1,220 mm) (T700 / T6A)
Diâmetro: 25 a 26 polegadas (640 a 660 mm) (T700 / T6E)
Peso seco: 400 lb (180 kg) (YT700-GE-700); 437 lb (198 kg) (T700-GE-700); 537 lb (244 kg) (T700 / T6E)
Componentes
Compressor: 6 fases-5 estágio axial, 1 fase centrífuga.
Combustors: Annular
Turbina: gerador de gás de 2 estágios e turbina de energia de 2 estágios
Tipo de combustível: JP-4 ou JP-5 (YT700-GE-700)
Sistema de óleo: auto-contido, pressurizado, recirculando o cárter seco
atuação
Saída de potência máxima:
YT700-GE-700: 1.536 shp (1.145 kW); [9]
T700-GE-700: 1.622 shp (1.210 kW);
T700 / T6E: 2.380 shp (1.775 kW);
YT706-GE-700: 2,638 shp (1,967 kW) [10]
Taxa de pressão total: 17x
Consumo de combustível específico: 0.433 (T700 / T6E) para 0.465 (T700-GE-701A), (lb / hp · h)
Relação potência / peso: 3.84 shp / lb (6.31 kW / kg) (YT700-GE-700); 3.71 shp / lb (6.10 kW / kg) (T700-GE-700); 4,48 shp / lb (7,37 kW / kg) (T700 / T6E)

T700: Military turboshaft engine.
  • YT700: Prototype version.
  • T700-GE-700: Initial T700 variant.
  • T700-GE-701: The improved T700-GE-701A, -701B, -701C,-701D versions have also been developed from the original -700.[5]
  • T700-GE-401: Navalised version for SH-60 Seahawk helicopters.
  • T700-GE-401C: Universal application version of the -401.
  • T700-GE-701C: Universal application version of the -701.
  • T700-TEI-701D: Licensed produced version of Tusaş Engine Industries of Turkey. Developed for use in the Sikorsky/Turkish Aerospace Industries T-70 utility helicopter.[6]
CT7 turboshaft: Commercial version of T700.
  • CT7-2A: Basic model
  • CT7-2D: Higher flow compressor and surface coatings to improve resistance to wear and corrosion
  • CT7-2D1: Similar to the CT7-2D but uses a CT7-6 type hot section
  • CT7-2E1
  • CT7-6/-6A: The CT7-6/-6A turboshaft engines are upgraded commercial variants of the successful T700/CT7 engine family. The turboshaft engine powers the entire development fleet of AgustaWestland AW101 helicopters with thousands of flight hours of operation.[7]
  • CT7-8: The CT7-8 is a family of powerful engines in the 2,500 to 3,000 shp class. They are more powerful and more efficient versions of its predecessors.[7]
  • CT7-8A: A version of the CT7-8 family used to power older Sikorsky S-92/H-92 helicopters.
  • CT7-8A1: A more fuel efficient version of the CT7-8A. It is used to power newer Sikorsky S-92/H-92 helicopters. The CT7-8A1 produces 2,520 shp.
  • CT7-8A5
  • CT7-8A7: Developed by GE as a more powerful, more efficient and more reliable version of the CT7-8A1 engine for the Royal Canadian Air Force's Sikorsky CH-148 Cyclonehelicopters. It is the most modern version of the CT7/T700 engine family. The CT7-8A7 produces 3,000 shp.
  • CT7-8B
  • CT7-8B5
  • CT7-8E
  • CT7-8E5
  • CT7-8F
  • CT7-8F5
CT7 turbprop: Turboprop version of CT7.
  • CT7-3:Compact shortened and lightened version.[8]
  • CT7-5A2
  • CT7-5A3
  • CT7-7A
  • CT7-7A1
  • CT7-9B
  • CT7-9B1
  • CT7-9B2
  • CT7-9C
  • CT7-9C3
  • CT7-9D
  • CT7-9D2

Applications[edit]

T700/CT7 turboshaft[edit]

YT706 turboshaft[edit]

CT7 turboprop[edit]


See also[edit]

References[edit]

  1. Jump up to:a b c Leyes, Richard A.; Fleming, William A. (1999). The History of North American Small Gas Turbine Aircraft Engines. AIAA. ISBN 9781563473326. Retrieved 5 October 2017.
  2. Jump up^ "Unknonw Title"Verti-flite, Volume 37. Google Books. Retrieved 5 October 2017.
  3. Jump up^ "GE YT706 Production Contract Awarded by US Army". GE Aviation. 2007-08-13. Archived from the original on 2007-10-23. Retrieved 2007-08-16.
  4. Jump up^ "Sikorsky S-70A." (online subscription article) Jane's All the World's Aircraft, 25 May 2016.
  5. Jump up^ http://www.usarmyaviation.com/studyguides/index.php?folder=Documents/UH-60BlackhawkSpecific/Engine&download=Engine.ppt
  6. Jump up^ "TEI TO POWER BLACKHAWKS"www.tei.com.tr. Retrieved 2016-09-17.
  7. Jump up to:a b "The CT7 Engine - GE Aviation"www.geaviation.com.
  8. Jump up^ John W.R. Taylor, ed. (1988). Jane's All the World's Aircraft 1988-89. London: Jane's Information Group. ISBN 0 7106 0867 5.
  9. Jump up^ Govt Competitive Test UTTAS YUH-60A, USAAEFA Proj # 74-06-1
  10. Jump up^ "GE YT706 Power Specifications". GE Aviation. Retrieved 2011-06-02.
The initial version of this article was based on a public domain article from Greg Goebel's Vectorsite.

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