especial da BBC "Qual a dieta certa para você?"

Especial da BBC "Qual a dieta certa para você?"


Isso acontece porque a obesidade de cada pessoa tem muito a ver com sua personalidade e motivação para comer demais. Para muitos indivíduos, não se trata de um hábito a longo prazo, de um exagero momentâneo, por exemplo. Já para outros, são muitos pratos todos os dias, sem qualquer tipo de limite. E cada situação exige que você aja de um jeito diferente.
Para definir a sua dieta ideal, é essencial que você descubra em qual grupo se encaixa:

BN: "Boca nervosa".

Sabe aquele amigo ou familiar que parece estar constantemente mastigando alguma coisa? Pois é, são as pessoas que comem o tempo inteiro, sem pausa para nada! Se vai assistir um filme, já pensa na pipoca; se sai pra jantar, está de olho na sobremesa, e nunca está satisfeito. Neste caso, é importante encontrar uma dieta que ajude a conter os impulsos de fome constantes.

NPN:"Não Para Nunca".

Quem faz parte deste grupo, senta para comer e não fica feliz enquanto não vê todas as panelas vazias. Há casos de pessoas sem qualquer tipo de medida, comem feijoada, macarronada, maionese, tudo de uma vez, sem nem ter tempo de mastigar direito. Para estas pessoas, trabalhar com a sensação de saciedade é o mais essencial. Comer mais lentamente, dando um tempo para o cérebro entender que não precisa de mais energia para o corpo é uma boa dica.

DNC: "Desconta Na Comida."

Está triste, come mais chocolate. Está com problemas no trabalho, mergulha no churrasco. Está nervoso e ansioso, devora um pote de sorvete. Os momentos de crise extrema são os mais preocupantes, já que muitos desenvolvem distúrbio alimentares para tentar equilibrar os exageros. Um tratamento além da mesa pode ser uma boa opção, já que é preciso tratar o psicológico antes de reaprender a comer.

Nove perguntas para definirem o seu tipo de obesidade.

1 - Quando você sente mais vontade de comer?

Nas horas das refeições
Quando surge um problema
O tempo inteiro
Sempre que a comida é servida

2 - Quando abrem um pacotinho de doces ou salgadinhos perto de você…

Pego alguns para aliviar o estresse
Só pego um se estiver com fome
Nem sempre pego um, mas se pego, não consigo mais parar
É muito difícil eu resistir. Quase sempre pego um.

3 - Quando você termina o seu prato…

Fico satisfeito, mas logo depois já quero comer de novo
Sempre acho que comi o suficiente
Quase sempre eu acho que não comi o suficiente
Geralmente acho que estou satisfeito.

4 - Depois de um dia muito estressante, como você se alimenta?

Faço meu pratão de costume
Me alimento normalmente
Não faz diferença como foi meu dia, estou sempre beliscando
Me permito comer o que eu tiver vontade.


5 - Quando você sai para jantar com amigos…

Gosto de pedir entrada, prato principal e sobremesa.
Meu prato é sempre parecido com o dos meus amigos
Fico tão feliz, que acabo comendo demais.
Parece que eu sou o último a ficar satisfeito.

6 - Se você vai num restaurante por quilo:

Nunca acho que coloquei o suficiente no prato
Meu prato é sempre equilibrado
Às vezes como mais, às vezes como menos, depende do dia
Fico com muita vontade de beliscar, mesmo antes de pesar.

7 - No almoço de domingo em família…

É comum eu comer e depois repetir
Vou provando tudo, antes mesmo de servir
Se tiver demorado muito pra sair a comida, eu como mais do que de costume
Como normalmente, como nos outros dias da semana.

8 - Quando você fica sozinho…

Tô sempre abrindo os armários e geladeira pra comer alguma coisinha
Não muda nada na minha alimentação
Como bem na hora das refeições
Como mais do que o de costume.

9 - Quando você cozinha…

Muitas vezes erro na medida e faço muita comida
Gosto de cozinhar sozinho, sem ninguém por perto
Fico beliscando, provando os ingredientes e a receita
Preparo a refeição, como planejado


Não para nunca

Uma vez que você começa a comer, acha difícil parar. É preciso de mais alimentos para que você possa experimentar a mesma sensação de satisfação da maioria das outras pessoas, então é provável que você coma mais do que seu corpo realmente precisa. Os que não param nunca podem ter baixos níveis dos hormônios intestinais que são liberados quando você come e que dizem a seu cérebro que você deve parar de comer. Ao se concentrar em comer o tipo certo de alimentos, você pode trabalhar com o sistema de controle do apetite natural do corpo e evitar a necessidade de contar calorias. Uma dieta rica em proteínas, juntamente com o tipo certo de carbohidratos de baixo índice glicêmico, irá aumentar a sua sensação de estar satisfeito e ajudar a manter seu apetite controlado, tornando mais fácil a dieta

Boca nervosa

Você tem um forte impulso biológico para comer e, no mundo de hoje, onde existem muitas oportunidades alimentares, você vai ganhar peso facilmente. Será preciso mais esforço para você entrar numa dieta do que para a maioria das pessoas. Você pode ter um número elevado de genes ligados ao risco de obesidade. Esse genes podem ter sido herdados de antepassados, que sobreviveram quando a comida era escassa, mas comiam bem quando o alimento estava disponível. Uma dieta com intervalos irá ajudar você a conservar a sua energia mental, de modo que você poderá se manter satisfeito por mais tempo com essa alimentação do que conseguiria com uma dieta convencional.



http://especiais.g1.globo.com/fantastico/quiz-ideal-pra-voce/#



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Honeywell AGT1500

Estudo sobre confecção de uma espada moderna